Chás antioxidantes 

Chá de Mastruz (erva santa maria)

... Ver mais »

Chá de hibisco, limão e canela

Esses chás tem um forte poder detox, diurético e purificante pois junta o chá de hibisco, que aumenta o funcionamento dos rins, com o suco de limão e a canela, que têm forte poder antioxidante. ... Ver mais »

Chá de hissopo

A planta hissopo possui uma vasta lista de benefícios e serve para vários problemas diferentes. Além de melhorar a respiração, fortalece a ação protetora do sistema imunológico, ou seja, fortalece a imunidade. Isso se deve principalmente por ser rico em antioxidantes, em especial os taninos e os flavonoides. O seu uso, pode prevenir doenças inflamatórias. Não só, sua ação anti-inflamatória poderá combater os radicais livres, principais responsáveis pelo estresse oxidativo – causador de doenças como o Alzheimer e certos tipos de câncer. Por agir como anti-inflamatório e expectorante, trata principalmente a asma, bronquite, rinite e sinusite. ... Ver mais »

Chá de Pau d'arco

A casca do pau d'arco é rica em flavonóides de conhecida acção antioxidante e anti-inflamatória, como a quercetina, e coenzima Q10, um potente regenerador celular. Conhecido pela eficácia no combate à anemia e pelo efeito estimulante da imunidade do organismo, embora tenho inúmeros outros benefícios. No que se refere à anemia, o pau d'arco estimula a produção de células sanguíneas na medula óssea vermelha, entre as quais os glóbulos vermelhos. Por este motivo, é vantajoso no auxilio ao tratamento de leucopenia ou leucemia (número reduzido de glóbulos brancos no sangue) e de quimioterapias, ajudando a produzir glóbulos brancos. Pelo seu efeito imuno-estimulante é também conhecido como “anti-biótico” natural, funcionando bem como agente de prevenção e coadjuvante no tratamento de gripes e outras infecções respiratórias e, ainda, infecções do trato urinário. Por sua ação na estimulação da regeneração celular, vem sendo
utilizada como auxiliar no tratamento de feridas, picadas de inseto, eczema, psoríase, ulceras varicosas, e ainda ulceras internas, sendo sobretudo uma referencia no tratamento de ulceras de estomago, duodeno e ainda inflamações e miomas uterinos. Esse fármaco natural é recomendado também no tratamento da diabetes, devido ao seu efeito hipoglicemiante (redução da glicemia), e vem sendo estudado pelo seu potencial anti-cancerígeno, tendo sido associado em diversos estudos científicos à inibição do crescimento tumoral, redução do tamanho de tumores e prevenção da formação de metástases.
Cuidado:
O Ipê-Amarelo não está recomendado para grávidas, durante a amamentação e durante o tratamento contra o câncer. ... Ver mais »

Chá de Manjerona

A manjerona é naturalmente antisséptica e tônica, possui propriedades com ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas tratamentos, como:

Melhorara a digestão e o funcionamento do intestino;
Melhora os sintomas de estresse e ansiedade;
Ajudar no tratamento de úlceras gástricas;
Auxilia no tratamento de doenças infecciosas;
Ajuda a eliminar gases em excesso;
Ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. ... Ver mais »

Chá de açafrão com pimenta do reino

O chá de açafrão e pimenta do reino é uma verdadeira fonte de nutrientes antioxidantes e termogénica, essa raiz aromática de coloração forte é um poderoso anti-inflamatório natural, graças a seu ativo chamado curcumina, que dá a pigmentação e sabor à especiaria. ... Ver mais »

Chá de feno grego

A principais substâncias ativa do feno grego é a trigonellina, além de conter flavonoides, minerais como magnésio, potássio, cálcio e ferro e vitaminas A, D, C e do complexo B, além de fibras e proteínas. Sendo considerado um redutor dos níveis de glicose, a sua ação antioxidante, impede danos causados por radicais livres. E seu uso ajuda a reduzir o desconforto do período menstrual e minimizar os sintomas da menopausa, e estimula a produção de testosterona, melorado o desempen sexual. Também é usada para tratar anemia, celulite, problemas no desenvolvimento infantil, gastrite, inflamações, intestino preso, furúnculos, caspa, queda de cabelos, aumentar a energia corporal, aumentar a massa muscular, reduzir gordura corporal. ... Ver mais »

Chá de Uxi amarelo

O uxi amarelo é auxilia em diversos problemas da saúde da mulher, contém em suas propriedades ação anti-inflamatória, e imune estimulante, podendo auxiliar no tratamento de miomas, cistos no ovário ou no útero, síndrome dos ovário policísticos, endometriose e regula o ciclo menstrual. Além de outras doenças como artrite, bursite, reumatismos, problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas. 0 uxi amarelo também é conhecido por ter efeitos antioxidantes, antiviral, diurético e vermífugo. ... Ver mais »

Chá de folha de manga

A folha de manga ricas em vitamina C, B e A e também são ricas em vários outros nutrientes. Possui poderosas propriedades antioxidantes, pois tem alto teor de flavonoides e fenóis. Contêm taninos, alcaloides, glicosídeos, esteroides, triterpenoides, saponinas, magniferina, componentes fenólicos e flavonoides. Além disso, a folha de manga possui propriedades antimicrobianas e pode ser usada em diversos tratamentos, como: Eliminar parasitas do corpo, diurético, expetorante, gripes e resfriados, cálculos biliares, ajuda na prevenção da diabetes. ... Ver mais »

Chá de Rooibos

O chá de Rooibos contém grandes níveis de antioxidantes como flavonoides e minerais como: ferro, potássio, cálcio, cobre, manganês, magnésio e zinco. Suas propriedades ajudam a reduzir o risco de câncer e melhora a saúde cardiovascular, esse chá pode ter importantes benefícios para a saúde humana, ajudando a combater, diabetes, alergias, problemas digestivo, prisão de ventre, diarreia, gastrite, dores no estomago. Esses efeitos antioxidantes, ajudam a proteger as células dos malefícios
dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o enfraquecimento do sistema imunológico. Além de ação anti-inflamatória. ... Ver mais »

Chá de folhas de abacate

As folhas do abacate é rica em 7 dos 12 minerais essenciais para o organismo. Fonte de ferro
(mineral que ajuda a prevenir a anemia), reúne as propriedades antioxidantes do zinco, é rica em cálcio, magnésio e manganês (importantes para os ossos e músculos) e também conta com boas doses de fósforo e potássio. É rica em flavonoides, que protege o corpo contra os radicais livres, reduzindo estresse oxidativo protegendo as células do corpo. Tem propriedades anti-inflamatórias, digestivas, diuréticas e vermífugas. ... Ver mais »

Chá Oolong

O chá oolong é parcialmente oxidado. Contém cafeína, flúor, magnésio, potássio, sódio, manganês, niacina, aminoácidos como a teanina e antioxidantes polifenóis. Os polifenóis ajudam a manter os
níveis de açúcar do sangue normais e diminuem o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2; apesar de mais estudos serem necessários. O chá oolong pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, derrame e hipertensão em algumas pessoas. Ele pode ainda ajudar a aumentar a densidade mineral óssea, fortalecendo também o esmalte dentário e reduzindo a formação de placa dentária. A combinação da cafeína e dos polifenóis aumentam a queima de calorias e gorduras, favorecendo a perda de peso. A cafeína, antioxidante e teanina do chá pode ter benefício na função cerebral e no humor. ... Ver mais »

Chá de casca de limão

A casca do limão contém altas concentrações de flavonoides, que tem fortes propriedades antioxidantes, o que melhora a imunidade e ajuda a eliminar os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células, prevenindo assim, gripes e resfriados. Além disso, o limão também contém, outros antioxidantes como polifenóis, limonoides e ácido cafeico, os quais possuem outros benefícios, que ajudam na prevenção de várias doenças, como: prisão de ventre, gases, retenção de líquidos, má digestão, desinflama o fígado, além de descongestionar, e favorecer a correta metabolização das enzimas e minerais, adstringente, favorece a alcalinização do sangue, reduz o risco de câncer. ... Ver mais »

Chá de quebra pedra

Apesar do nome (QUEBRA PEDRA), o chá não combate o cálculo renal, mas o previne. Devido à ação diurética, a bebida evita que o oxalato de cálcio, principal componente químico responsável pela
formação das pedras, se aglomere nos rins, protege o fígado, já que possui propriedades diuréticas e hepatoprotetoras, além de também ser antioxidantes, antiviral, antibacteriana, antiespasmódica e
hipoglicemiante.


Cuidados:
O chá de quebra-pedra está contraindicado para crianças menores de 6 anos e para mulheres grávidas. Também não se deve tomar este chá por mais de 2 semanas seguidas, já que aumenta a eliminação de minerais importantes pela urina. ... Ver mais »

Chá de Mate

Os benefícios do chá mate devem-se especialmente à presença de cafeína, minerais, vitaminas, alcaloides e glicídios em sua composição, capazes de interagir com os ácidos biliares e reduzir a absorção de colesterol. Além de ser rico em antioxidantes, o chá-mate ajuda a prevenir doenças cardíacas. Tem ação termogénica. ... Ver mais »

Chá de folhas de Jasmim

O consumo do Chá de Jasmim pode auxiliar no controle das taxas de colesterol, e prevenir o surgimento de doenças no coração. Também é um importante aliado do sistema imunológico, já que tem efeito anti bactericida e antioxidante, auxiliando no fortalecimento do corpo. ... Ver mais »

Chá de Curcuma

O chá de curcuma ajuda no processo digestivo, fortalece o sistema imunitário, antibacteriana, é considerado um anti-inflamatório natural, poderoso efeito antioxidante.

Cuidados:

Não é recomendado para mulheres grávidas e para estejam pessoas tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares. ... Ver mais »

Chá de Jatobá

As propriedades do jatobá incluem sua ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, expetorante, fortificante, hepatoprotetora, laxante, tônica e vermífuga. ... Ver mais »

Chá Dente de Leão

A planta é muito indicada pela sua ação detox e antioxidante, ajudando na desintoxicação do organismo. Ela captura e elimina a gordura e as toxinas que circulam em excesso no nosso corpo, através da urina, auxiliando no emagrecimento. Mas o dente-de-leão também reduz a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa, também é diurético e tem ação anti-inflamatória, hépato-protetora e ligeiramente analgésica. ... Ver mais »

Chá de folhas de Oliveira

As folhas da oliveira possuem 4 vezes mais potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, zinco e cobre que o chá verde. Estas substâncias são altamente antioxidantes, sendo ultra eficientes contra o envelhecimento e ainda estimulantes do metabolismo. Estudo da University of Michigan Health System aponta evidências de que a substância oleuropeína limpa o açúcar do sangue. Ou seja, a infusão age com muito rigor nas nas gorduras acumuladas na região abdominal. Tem ainda propriedades que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, causando vasodilatação e a redução da pressão sanguínea, podendo ser usado em casos de hipertensão, angina, arritmias e outros problemas circulatórios. Acalma desordens irritativas e inflamatórias, como indigestão, azia, gastrite, colite e úlcera péptica. ... Ver mais »

Chá verde de Matcha

O chá matcha é feito das folhas mais jovens do chá verde. tem propriedades, como: cafeína, e clorofila, fornecendo antioxidantes para o organismo. Alguns estudos científicos tem associado o consumo do chá matcha com algumas melhorias no funcionamento do cérebro e perda de peso, além de também ter sido verificado efeito protetor sobre o fígado. ... Ver mais »

Chá de chapéu de couro

O chá chapéu de couro rica em sais minerais e antioxidantes que, juntos, são capazes de destruir os vírus causadores dos problemas na laringe e faringe, combatendo inflamações de garganta, tem efeito diurético e ação anti-inflamatória, o que ajuda a controlar a gastrite, a artrite, artrose e reumatismo.

Cuidados:
Não é recomendado para pessoas com pressão baixa, insuficiência cardíaca e renal. ... Ver mais »

Chá de Folhas de Graviola

A graviola possui diversos benefícios para a saúde, sendo considerada diurética, hipoglicémico, antioxidante, antirreumática, anticancerígena, anti-inflamatória e antibacteriana. Apesar de não ser comprovado cientificamente, alguns estudos recentes demonstraram que a graviola é rica em acetogeninas, que é um grupo de produtos metabólicos que possuem efeito citotóxico, sendo capazes de atuar diretamente nas células cancerígenas.

Cuidados:

O consumo da graviola não é indicado para: gestantes, pessoas com caxumba, aftas, hipotensão e
as pessoas hipertensas devem consultar um médico antes de consumir, pois o chá pode interagir com os medicamentos utilizados para tratar a hipertensão. ... Ver mais »

Chá de cravo da Índia

O cravo da índia pode ser usado no combate às infeções causadas por alguns tipos de bactérias, especialmente estafilococos e E. cóli, ou por fungos, por sua ação antifúngica. Esta ação parece estar ligada à presença de eugenol, metil salicilato, kaempferol, ácido gálico e ácido oleanólico na sua composição. E devido a grande concentração de compostos fenólicos, tem ação antioxidante, protegendo o corpo de doenças crônicas graves.


Cuidados:

O cravo-da-índia está contraindicado na gravidez, na amamentação e por crianças com menos de 6 anos, e pessoas com problemas gastrointestinais e ulceras. ... Ver mais »

Chá Branco

o chá branco possui um elevado nível de polifenóis e antioxidantes, equiparável, segundo alguns estudos, ao chá verde. Essas substancias auxiliam na neutralização de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e crescimento descontrolado celular. Por conter L-teanina, uma substância que favorece a produção de hormônios de prazer e bem-estar; os polifenóis e xantinas, estimulam a queima de gorduras, contém ainda substâncias, nomeadamente catequinas, capazes de inibir a proliferação de células cancerígenas, sendo especialmente eficaz na prevenção do cancro do cólon. ... Ver mais »

Chá de Canela de Velho

Esta planta apresenta propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes, antimutagênicas, antimicrobianas, antitumorais, hepatoprotetoras e tônica digestiva. Além de reduzir a dor e a inflamação das articulações e estimulando a regeneração das cartilagens que revestem os ossos. ... Ver mais »

Chá Verde

O chá verde é rico em cafeína, que é uma substância com poder diurético natural. Embora uma xícara de chá possa não conter a quantidade de cafeína necessária, tomar até 3 xícaras por dia pode aumentar a produção de urina, que vão te auxiliar a se livrar do inchaço indesejado. ... Ver mais »

Chá de Salsinha

Consumo da Salsinha pode trazer muitos benefícios a saúde, é uma erva maravilhosa para melhorar a digestão e diminuir os índices de ácido úrico, além de um potente antioxidante. Para quem sofre com inchaço nas pernas, esse chá é indicado. Além disso, sua ação diurética é quase instantânea, uma vez que estimula os rins na liberação de excesso de líquidos do corpo e previne a retenção.

Pode ainda prevenir câncer, por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;
gripes e envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes como óleos essenciais, vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina;
Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em vitamina C e ter propriedades antibacterianas;
Prevenir anemia, por ser rica em ferro e ácido fólico;
Prevenir doenças cardíacas, como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes;
Ajudar no controle da diabetes;
Prevenir trombose e AVC, por evitar a formação de coágulos no sangue;
Melhorar a saúde da pele e a digestão, devido ao seu alto teor de antioxidantes;
Controlar a hipertensão, por ser diurética;
Combater infeção urinária, por ter ação antibacteriana e diurética ... Ver mais »

Chá de Boldo

É bom saber que o Boldo tem 2 tipos. O boldo chileno (Peumus boldus Molina), e o boldo brasileiro (Plectranthus barbatus Andr).

Contendo substâncias ativas, como boldina ou o ácido rosmarínico, o chá Boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos sendo recomendado para combater má digestão e gases em excesso.

O boldo também auxilia no tratamento de cólicas gastrointestinais, azias, gastrites e colites (inflamações no cólon).

O Chá de Boldo é recomendado para vários sintomas e tratamentos, entre eles:
Má digestão
Problemas do fígado
Litíase biliar (pedra na vesícula)
Gota
Prisão de ventre
Cistite
Flatulência (gases)
Dor de cabeça
Ação estimulante da vesícula biliar
Diurética
Antiespasmódica (minimiza a cólica)
Anestésica, antisséptica, antibacteriana
Anti-inflamatória
Antioxidante
Depurativa
Desintoxicante
Estimulante
Sedativa
Tônica
Vermífuga ... Ver mais »

Chá de Erva cidreira

A Erva-cidreira, também conhecida como cidreira ou melissa, é muito utilizada no tratamento de problemas digestivos.
De nome científico Melissa officinalis, a erva-cidreira, é calmante, diurética e expetorante podendo ser utilizado como chá para acalmar, combater a retenção de líquidos e também é para combater o catarro, quando associado ao limão.

A erva cidreira destaca-se pela sua ação calmante e sedativa ajudando a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o stress.

Algumas pesquisas apontam que a forte ação antioxidante da erva cidreira ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL. Assim, a erva poderia prevenir doenças cardiovasculares.

A erva cidreira ajuda a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma pequena vasodilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

A erva cidreira possui forte ação antioxidante ajudando a evitar o envelhecimento celular e a prevenção do câncer.

A erva cidreira possui um efeito contra os problemas gástricos uma vez que combate o stress ajudando a dificuldade de indigestão associada à tensão nervosa

Efeitos colaterais
Tomar grandes quantidades da erva-cidreira pode causar diminuição da frequência cardíaca, sonolência e queda da pressão arterial.
A erva cidreira não é indicada para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos.
Não é indicado para pessoas com hipotensão e hipotireoidismo. Estas pessoas devem evitar o seu consumo.
Quem utiliza medicamentos sedativos, como calmantes, também deve evitar tomar o chá de erva cidreira. ... Ver mais »