Chás expetorantes 

Chá de carrapicho

O carrapicho possui ação vermífuga, calmante, sedativa, hipotensora, hipotensiva, expectorante, estimulante, emoliente, diurética, depurativa, cicatrizante, catártica, carminativa, antisséptica, antimicrobiana, anti-inflamatória, antiespasmódica, antibiótica, antibacteriana e adstringente. Por isso é usado na medicina popular, para o tratamento de abscessos, cólicas, conjuntivite, vermes, indigestão, hipertensão, feridas, tem ação cicatrizante, hemorroida, disenteria, amigdalite, aftas, afecções cutâneas, dores de dente, dores de cabeça e diabetes, além combater às alergias, ajuda a limpar as vias aéreas tratando tosses insistentes após gripe. É um poderoso relaxante muscular, por isso, é muito usado para o tratamento de dores nas costas. Funciona melhor que analgésicos, pois não tem efeitos colaterais.
. ... Ver mais »

Chá de cuscuta (cipó chumbo)

Ele apresenta diversas propriedades medicinais tais como antidiarreica, cicatrizante, laxante, balsâmica, diurética, adstringente, antiulcerogênico, hepática, purgativa branda, detergente natural e expectorante. Sendo usada na medicina popular para melhorar a digestão, para cicatrização de feridas, queimaduras, alívio de tosses e dos terríveis furúnculos. ... Ver mais »

Chá de Mastruz (erva santa maria)

... Ver mais »

Chá de hissopo

A planta hissopo possui uma vasta lista de benefícios e serve para vários problemas diferentes. Além de melhorar a respiração, fortalece a ação protetora do sistema imunológico, ou seja, fortalece a imunidade. Isso se deve principalmente por ser rico em antioxidantes, em especial os taninos e os flavonoides. O seu uso, pode prevenir doenças inflamatórias. Não só, sua ação anti-inflamatória poderá combater os radicais livres, principais responsáveis pelo estresse oxidativo – causador de doenças como o Alzheimer e certos tipos de câncer. Por agir como anti-inflamatório e expectorante, trata principalmente a asma, bronquite, rinite e sinusite. ... Ver mais »

Chá de Manjerona

A manjerona é naturalmente antisséptica e tônica, possui propriedades com ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas tratamentos, como:

Melhorara a digestão e o funcionamento do intestino;
Melhora os sintomas de estresse e ansiedade;
Ajudar no tratamento de úlceras gástricas;
Auxilia no tratamento de doenças infecciosas;
Ajuda a eliminar gases em excesso;
Ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. ... Ver mais »

Chá de Alcaçuz

A complicada composição química do alcaçuz dá a ele um largo espectro de propriedades. Muitas pesquisas tem comparado sua ação com a hidrocortisona, mas sem seus efeitos colaterais. Como a cortisona, teria o efeito de diminuir as inflamações e aliviar sintomas de artrite e alergias, daí seu efeito anti-histamínico. A raiz possui glicirrizina (cinquenta vezes mais doce que a sacarose), que favorece a formação de hormônio como a hidrocortisona. Mulheres costumam usar alcaçuz para regular os ciclos menstruais, pois favorece o equilíbrio hormonal. Seu uso mais comum é no tratamento de problemas respiratórios, como bronquite, tosse, o acúmulo de catarro e demais sintomas de resfriados devido à ação expetorante.

CUIDADO:
Seu uso é contraindicado em pessoas com pressão arterial alta, problemas cardíacos, doenças renais e níveis baixos de potássio no sangue e mulheres grávidas. ... Ver mais »

Chá de funcho

O Chá de Funcho é rica em vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e zinco. Aumenta a produção de leite materno, auxilia também no combate às náuseas e tonturas, durante a gravidez. Sendo muito eficaz no tratamento da flatulência e para a redução de gases intestinais, ajudando a aliviar as dores de barriga. Funcho também é provido de propriedades anti-inflamatória, estimulante, calmante, vermífuga, digestiva, diurética e expetorante suave, promove a eliminação de toxinas, purifica as vias urinárias, prevenindo o aparecimento de infeções urinárias, como cistite, uretrite ou oligúria. Tem um sabor delicado, e é especialmente indicado para crianças e bebés que sofram de desconforto intestinal, cólicas, flatulência ou para estimular o apetite. ... Ver mais »

Chá de folha de manga

A folha de manga ricas em vitamina C, B e A e também são ricas em vários outros nutrientes. Possui poderosas propriedades antioxidantes, pois tem alto teor de flavonoides e fenóis. Contêm taninos, alcaloides, glicosídeos, esteroides, triterpenoides, saponinas, magniferina, componentes fenólicos e flavonoides. Além disso, a folha de manga possui propriedades antimicrobianas e pode ser usada em diversos tratamentos, como: Eliminar parasitas do corpo, diurético, expetorante, gripes e resfriados, cálculos biliares, ajuda na prevenção da diabetes. ... Ver mais »

Chá de Verbasco

O verbasco é uma planta medicinal que possui flavonoides e saponinas em sua composição, o que garante a sua propriedade anti-inflamatória, expetorante, antimicrobiana, diurética, emoliente, espasmolítica e sedativa. ... Ver mais »

Chá de Jatobá

As propriedades do jatobá incluem sua ação adstringente, antibacteriana, antiespasmódica, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, balsâmica, descongestionante, diurética, estimulante, expetorante, fortificante, hepatoprotetora, laxante, tônica e vermífuga. ... Ver mais »

Chá de folha de Louro

A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, antirreumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expetorante. ... Ver mais »