Chás que ajudam a eliminar a gastrite 

Chá de Tanchagem (plantago)

As folhas da tanchagem (Plantago), são ricas em cálcio e outros minerais e vitaminas, mas, especialmente, são ricas em vitamina K, tendo como principio ativo a aucubina, responsável por maior parte de seus efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésico, possui também a alantoína específica que ajuda na regeneração da pele. Sendo seu uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas sangrantes, e por suas propriedades adstringentes, emolientes e fluidificante de catarros tanto no trato respiratório quanto no sistema digestivo – assim, é uma planta muito útil em estados gripais, diarréias e outras dificuldades resultantes de resfriamento ou viroses. Pode ser usado também como auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, gastrite e outros processos inflamatórios gastrointestinais ... Ver mais »

Chá de Saião

O Saião é popularmente utilizada no tratamento de alterações estomacais, pelo seu efeito calmante e cicatrizante da mucosa do estômago e intestino, combatendo a gastrite, indigestão, inflamação ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante. Tem efeito diurético, que ajuda a eliminar cálculos renais, diminuir o inchaço nas pernas e controlar a pressão arterial, alem de auxiliar no tratamento de outras doenças como, lesões de pele, úlceras, erisipela, queimaduras, dermatites, verrugas, infecções pulmonares, como bronquite, asma e calmante da tosse. ... Ver mais »

Chá de Cipó Mil-Homens

O Cipó Mil-Homens, também conhecido como cipó-buta, papo-de-peru, jarrinha, aristolóquia ou buta, é um chá que possui muitas propriedades diuréticas, sedativas, antissépticas e estomáquicas.
Possuindo indicações para auxiliar no combate a febre, má digestão, asma, depressão, desconfortos gástricos, flatulências, cólicas, gota e doenças associadas aos rins e fígado. ... Ver mais »

Chá de feno grego

A principais substâncias ativa do feno grego é a trigonellina, além de conter flavonoides, minerais como magnésio, potássio, cálcio e ferro e vitaminas A, D, C e do complexo B, além de fibras e proteínas. Sendo considerado um redutor dos níveis de glicose, a sua ação antioxidante, impede danos causados por radicais livres. E seu uso ajuda a reduzir o desconforto do período menstrual e minimizar os sintomas da menopausa, e estimula a produção de testosterona, melorado o desempen sexual. Também é usada para tratar anemia, celulite, problemas no desenvolvimento infantil, gastrite, inflamações, intestino preso, furúnculos, caspa, queda de cabelos, aumentar a energia corporal, aumentar a massa muscular, reduzir gordura corporal. ... Ver mais »

Chá de Malvas

A Malva pode ser ingerida em forma de chá, para o tratamento de infeções, prisão de ventre, aftas, bronquite, catarro, dor de garganta, rouquidão, faringite, gastrite, irritação dos olhos, mau hálito, tosse e úlcera. Ainda beneficia o trato urinário, uma vez que atua no tratamento de cistites, infeções urinárias e cálculos renais (no caso, a planta trabalha para curar os canais por onde passaram pedras e que ficaram machucados).

Cuidados:
O chá de malva está contraindicado durante a gravidez e amamentação, quando utilizados em grandes doses pode causar intoxicação. ... Ver mais »

Chá de Alecrim

O alecrim conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem apresentar benefícios para quem tem doenças crônicas não-transmissíveis nas quais o estresse oxidativo e a inflamação atuam de forma significativa, como diabetes, e possuindo ação antibiótica, sendo mais eficaz contra as bactérias Escher chia cóli, Salmonela typhi, Salmonela entérica e Shigella sonnei, que são normalmente relacionadas com infeção urinária, vômito e diarreia. É um excelente diurético, podendo ajudar no combate da diabetes, já que diminui a glicose e aumenta a insulina. Sua ação anti-inflamatória, ajuda no combate da dor, gripes e resfriados, o inchaço e o mal estar. Por isso, pode ajudar também a combater a inflamação no joelho, a tendinite e, inclusive, a gastrite, que é a inflamação no estômago. ... Ver mais »

Chá de Rooibos

O chá de Rooibos contém grandes níveis de antioxidantes como flavonoides e minerais como: ferro, potássio, cálcio, cobre, manganês, magnésio e zinco. Suas propriedades ajudam a reduzir o risco de câncer e melhora a saúde cardiovascular, esse chá pode ter importantes benefícios para a saúde humana, ajudando a combater, diabetes, alergias, problemas digestivo, prisão de ventre, diarreia, gastrite, dores no estomago. Esses efeitos antioxidantes, ajudam a proteger as células dos malefícios
dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o enfraquecimento do sistema imunológico. Além de ação anti-inflamatória. ... Ver mais »

Chá Vermelho (Camellia sinensis)

O chá vermelho é rico em antioxidantes, flavonoides e anti-inflamatórios naturais que diminuem a
formação de radicais livres no corpo, ajuda a manter uma boa memoria e reduz os riscos de doenças cardíacas como, a aterosclerose e a isquemia. Além disso, melhora o especto da pele e retarda o aparecimento de rugas e flacidez, por possuir vitaminas C, B2 e E, responsáveis pela síntese de colágeno, que mantém a elasticidade da pele. Suas propriedades ainda pode ajudar combate, Colesterol, Problemas de circulação, Diabetes, Gases, acidez e problemas de digestão e
diarreia. ... Ver mais »

Chá de Barbatimão

.
As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante. já era utilizado pelos índios, e tem diversas funções. Algumas delas são tratar úlceras, doenças e infeções da pele, pressão alta, diarreia, hemorragia e feridas com hemorragias, hérnia, malária, câncer, problemas no fígado ou nos rins, inchaço e hematomas na pele, queimaduras na pele, dores de garganta, diabetes, conjuntivite e gastrite. ... Ver mais »

Chá de folha de amora

O chá de amora é feito com as folhas de amora e é utilizado como um potente antioxidante e como coadjuvante nos tratamentos de gastrite, inflamações de boca e garganta, alívio dos sintomas de tensão pré-menstrual e da menopausa e diarreia. é rica em nutrientes como vitaminas A, C, E, K e vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, leveduras, flavonoides, fibras e substâncias antioxidantes. A ação sobre a redução dos sintomas da menopausa está relacionada aos fitormônios também presentes nas folhas de amora.

Cuidados:
Deve ser evitado por pessoas com baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), e por pessoas com distúrbios do fígado e mulheres grávidas.
Diabéticos em tratamento devem não devem tomar o chá, pois, ele pode ter reações com a medicação e causar hipoglicemia. ... Ver mais »

Chá de folhas de Oliveira

As folhas da oliveira possuem 4 vezes mais potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, zinco e cobre que o chá verde. Estas substâncias são altamente antioxidantes, sendo ultra eficientes contra o envelhecimento e ainda estimulantes do metabolismo. Estudo da University of Michigan Health System aponta evidências de que a substância oleuropeína limpa o açúcar do sangue. Ou seja, a infusão age com muito rigor nas nas gorduras acumuladas na região abdominal. Tem ainda propriedades que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, causando vasodilatação e a redução da pressão sanguínea, podendo ser usado em casos de hipertensão, angina, arritmias e outros problemas circulatórios. Acalma desordens irritativas e inflamatórias, como indigestão, azia, gastrite, colite e úlcera péptica. ... Ver mais »

Chá de Espinheira Santa

Tem atividade cicatrizante sobre a mucosa do estômago . tem propriedades anticancerígenas, melhora a digestão e a distensão abdominal, gases e dores, esofagite de refluxo e hérnia de hiato e
ajuda a equilibrar o estrogénio durante a menopausa. ... Ver mais »

Chá de Artemísia

A Artemísia Vulgaris é composta por diversas substâncias importantes, entre elas podemos destacar os flavonoides, cumarinas, triterpenos, cânfora, tujona, linanol, betasitosterol, betacaroteno, vitamina A, a vitamina K, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como potássio, cálcio e ferro. A Artemísia Vulgaris é a espécie mais comum no Brasil e usado principalmente para ajudar no tratamento de anemia, cólicas, dor de estômago, falta de apetite, mau hálito, gastrite, regular o ciclo menstrual irregular, fortalecer o sistema imunológico, manter saúde dos olhos, tem ação calmante, ajuda tratar dores articulares, acelerar o metabolismo e aumentar queima de gordura no organismo. ... Ver mais »

Chá de chapéu de couro

O chá chapéu de couro rica em sais minerais e antioxidantes que, juntos, são capazes de destruir os vírus causadores dos problemas na laringe e faringe, combatendo inflamações de garganta, tem efeito diurético e ação anti-inflamatória, o que ajuda a controlar a gastrite, a artrite, artrose e reumatismo.

Cuidados:
Não é recomendado para pessoas com pressão baixa, insuficiência cardíaca e renal. ... Ver mais »

Chá de Folhas de Graviola

A graviola possui diversos benefícios para a saúde, sendo considerada diurética, hipoglicémico, antioxidante, antirreumática, anticancerígena, anti-inflamatória e antibacteriana. Apesar de não ser comprovado cientificamente, alguns estudos recentes demonstraram que a graviola é rica em acetogeninas, que é um grupo de produtos metabólicos que possuem efeito citotóxico, sendo capazes de atuar diretamente nas células cancerígenas.

Cuidados:

O consumo da graviola não é indicado para: gestantes, pessoas com caxumba, aftas, hipotensão e
as pessoas hipertensas devem consultar um médico antes de consumir, pois o chá pode interagir com os medicamentos utilizados para tratar a hipertensão. ... Ver mais »

Chá de gengibre

O Gengibre é nativo da Ásia, é rico em cobre, vitaminas A, B, C e D, potássio, selênio, zinco e magnésio. Tem múltiplos benefícios terapêuticos: dentre eles uma ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. Tem ação desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogénico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. ... Ver mais »

Chá de Erva cidreira

A Erva-cidreira, também conhecida como cidreira ou melissa, é muito utilizada no tratamento de problemas digestivos.
De nome científico Melissa officinalis, a erva-cidreira, é calmante, diurética e expetorante podendo ser utilizado como chá para acalmar, combater a retenção de líquidos e também é para combater o catarro, quando associado ao limão.

A erva cidreira destaca-se pela sua ação calmante e sedativa ajudando a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o stress.

Algumas pesquisas apontam que a forte ação antioxidante da erva cidreira ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL. Assim, a erva poderia prevenir doenças cardiovasculares.

A erva cidreira ajuda a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma pequena vasodilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

A erva cidreira possui forte ação antioxidante ajudando a evitar o envelhecimento celular e a prevenção do câncer.

A erva cidreira possui um efeito contra os problemas gástricos uma vez que combate o stress ajudando a dificuldade de indigestão associada à tensão nervosa

Efeitos colaterais
Tomar grandes quantidades da erva-cidreira pode causar diminuição da frequência cardíaca, sonolência e queda da pressão arterial.
A erva cidreira não é indicada para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos.
Não é indicado para pessoas com hipotensão e hipotireoidismo. Estas pessoas devem evitar o seu consumo.
Quem utiliza medicamentos sedativos, como calmantes, também deve evitar tomar o chá de erva cidreira. ... Ver mais »