Chás para aliviar a ansiedade 

Chá de Manjerona

A manjerona é naturalmente antisséptica e tônica, possui propriedades com ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas tratamentos, como:

Melhorara a digestão e o funcionamento do intestino;
Melhora os sintomas de estresse e ansiedade;
Ajudar no tratamento de úlceras gástricas;
Auxilia no tratamento de doenças infecciosas;
Ajuda a eliminar gases em excesso;
Ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. ... Ver mais »

Chá de passiflora (flor do Maracujá)

A Passiflora tem na sua composição passiflorina, flavonoides, C-glicosídeos e alcaloides, com propriedades sedativa, calmante, sonífera e hipnótica, sendo por isso útil no tratamento da ansiedade, tensão nervosa, insônia e dificuldade de concentração. Alguns estudos mostram que a passiflora pode tratar sintomas da menopausa, como sinais vasomotores (ondas de calor e suores noturnos), insônia, depressão, raiva, dores de cabeça, e pode ser uma ótima alternativa à terapia hormonal convencional. ... Ver mais »

Chá de manjerona

A manjerona é uma erva de sabor delicado e muito apreciada na culinária, porém, possui ação
antiespasmódica, expetorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas finalidades, como: Melhorar o funcionamento do intestino e evitar os sintomas de má digestão; diminuir os sintomas de estresse e ansiedade; auxiliar no tratamento de úlceras gástricas; promover a saúde do sistema nervoso;
ajudar no tratamento de doenças infeciosas; eliminar gases; diminuir a pressão arterial,
controlar o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. ... Ver mais »

Chá de Centella Asiática

A centelha asiática tem sido usada há muitos anos na medicina indiana (Ayurveda) devido suas propriedades vasodilatadora e estimulante da produção de colágeno. Também é conhecida como gotu Kola, é rica em saponinas, glicosídeos que são grande parte dos benefícios dessa planta. O chá de Centella Asiática melhora a microcirculação e elimina os líquidos e toxinas que causam celulite na pele. Ela ajuda interromper o ciclo que causa a celulite, melhorando o fluxo sanguíneo e aumentando a oferta de nutrientes para regeneração das microinflamações (celulite). O consumo desse chá melhora a celulite; estimula síntese de colágeno; diminui ansiedade; combate inflamações; desintoxica; tem ação diurética; Cicatrizante. ... Ver mais »

Chá de banana com camomila

O chá de camomila possui um antioxidante chamado apigenina.
Essa substância se conecta com os recetores do cérebro, promovendo o sono e reduzindo a insônia.
O chá de banana é rico em potássio, um mineral e eletrólito importante que regula o balanço hídrico, a pressão sanguínea e as contrações musculares. A Banana ainda contém três nutrientes principais que muitas pessoas afirmam ajudar a melhorar o sono - potássio, magnésio e triptofano. ... Ver mais »

Chá de valeriana

O chá de valeriana se tomado antes de dormir, ajuda a melhorar a qualidade do sono, pois esta planta medicinal tem propriedades calmantes, sendo muito eficaz no combate ao estresse e ansiedade. ... Ver mais »

Chá de folha de Louro

A folha de louro, e consequentemente o chá, é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C e possui ação diurética, antifúngica, antirreumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expetorante. ... Ver mais »

Chá Branco

o chá branco possui um elevado nível de polifenóis e antioxidantes, equiparável, segundo alguns estudos, ao chá verde. Essas substancias auxiliam na neutralização de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e crescimento descontrolado celular. Por conter L-teanina, uma substância que favorece a produção de hormônios de prazer e bem-estar; os polifenóis e xantinas, estimulam a queima de gorduras, contém ainda substâncias, nomeadamente catequinas, capazes de inibir a proliferação de células cancerígenas, sendo especialmente eficaz na prevenção do cancro do cólon. ... Ver mais »

Chá de Camomila

A Camomila serve para ajudar no tratamento de, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo e dificuldade para dormir, suas propriedades incluem ação estimulante da cicatrização, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante. ... Ver mais »

Chá de Tília

A tília é uma planta medicinal, utilizada para tratar vários problemas de saúde, desde ansiedade, dor de cabeça, diarreia e má digestão. Em algumas investigações, o chá de tília demonstrou ter ação inibitória sobre os recetores benzodiazepínicos, o que significa que consegue diminuir a ação do sistema nervoso central, acalmando os nervos e ajudando a aliviar crises de ansiedade. Um dos efeitos mais populares do chá de tília é sua capacidade para aumentar a transpiração e ajudar a regular a febre em quadros de gripes e resfriados. ... Ver mais »

Chá de Erva cidreira

A Erva-cidreira, também conhecida como cidreira ou melissa, é muito utilizada no tratamento de problemas digestivos.
De nome científico Melissa officinalis, a erva-cidreira, é calmante, diurética e expetorante podendo ser utilizado como chá para acalmar, combater a retenção de líquidos e também é para combater o catarro, quando associado ao limão.

A erva cidreira destaca-se pela sua ação calmante e sedativa ajudando a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o stress.

Algumas pesquisas apontam que a forte ação antioxidante da erva cidreira ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL. Assim, a erva poderia prevenir doenças cardiovasculares.

A erva cidreira ajuda a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma pequena vasodilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

A erva cidreira possui forte ação antioxidante ajudando a evitar o envelhecimento celular e a prevenção do câncer.

A erva cidreira possui um efeito contra os problemas gástricos uma vez que combate o stress ajudando a dificuldade de indigestão associada à tensão nervosa

Efeitos colaterais
Tomar grandes quantidades da erva-cidreira pode causar diminuição da frequência cardíaca, sonolência e queda da pressão arterial.
A erva cidreira não é indicada para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos.
Não é indicado para pessoas com hipotensão e hipotireoidismo. Estas pessoas devem evitar o seu consumo.
Quem utiliza medicamentos sedativos, como calmantes, também deve evitar tomar o chá de erva cidreira. ... Ver mais »