Chás para a má digestão 

Chá de hibisco com maça e canela

O chá de hibisco ajuda a emagrecer porque estimula o metabolismo, tem ação digestiva e diurética e reduz o colesterol ruim e as taxas de lipídios e glicose totais no sangue, colaborando também na prevenção da diabete, além de ajudar no tratamento de outras doenças, como: hipertensão, dor de barriga, estomago. Ajuda a combater Febre alta principalmente em crianças e idosos.

Mas atenção antes de tomar qualquer chá, consulte seu médico. ... Ver mais »

Chá de carrapicho

O carrapicho possui ação vermífuga, calmante, sedativa, hipotensora, hipotensiva, expectorante, estimulante, emoliente, diurética, depurativa, cicatrizante, catártica, carminativa, antisséptica, antimicrobiana, anti-inflamatória, antiespasmódica, antibiótica, antibacteriana e adstringente. Por isso é usado na medicina popular, para o tratamento de abscessos, cólicas, conjuntivite, vermes, indigestão, hipertensão, feridas, tem ação cicatrizante, hemorroida, disenteria, amigdalite, aftas, afecções cutâneas, dores de dente, dores de cabeça e diabetes, além combater às alergias, ajuda a limpar as vias aéreas tratando tosses insistentes após gripe. É um poderoso relaxante muscular, por isso, é muito usado para o tratamento de dores nas costas. Funciona melhor que analgésicos, pois não tem efeitos colaterais.
. ... Ver mais »

Chá de cuscuta (cipó chumbo)

Ele apresenta diversas propriedades medicinais tais como antidiarreica, cicatrizante, laxante, balsâmica, diurética, adstringente, antiulcerogênico, hepática, purgativa branda, detergente natural e expectorante. Sendo usada na medicina popular para melhorar a digestão, para cicatrização de feridas, queimaduras, alívio de tosses e dos terríveis furúnculos. ... Ver mais »

Chá de Saião

O Saião é popularmente utilizada no tratamento de alterações estomacais, pelo seu efeito calmante e cicatrizante da mucosa do estômago e intestino, combatendo a gastrite, indigestão, inflamação ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante. Tem efeito diurético, que ajuda a eliminar cálculos renais, diminuir o inchaço nas pernas e controlar a pressão arterial, alem de auxiliar no tratamento de outras doenças como, lesões de pele, úlceras, erisipela, queimaduras, dermatites, verrugas, infecções pulmonares, como bronquite, asma e calmante da tosse. ... Ver mais »

Chá de Manjerona

A manjerona é naturalmente antisséptica e tônica, possui propriedades com ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas tratamentos, como:

Melhorara a digestão e o funcionamento do intestino;
Melhora os sintomas de estresse e ansiedade;
Ajudar no tratamento de úlceras gástricas;
Auxilia no tratamento de doenças infecciosas;
Ajuda a eliminar gases em excesso;
Ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. ... Ver mais »

Chá de fel-da-terra

As propriedades do fel-da-terra incluem sua ação cicatrizante, calmante, vermífuga, estimulante do suco gástrico e antipirética, que diz respeito à sua capacidade de regular a temperatura corporal. Assim, devido às suas propriedades, o consumo desse chá pode ser utilizado para, ajudar no tratamento da inflamação no estômago; má digestão, aumentando a produção de secreção gástrica; auxilia no tratamento de doenças do fígado, como a hepatite; auxilia no tratamento de estomatites, que são pequenas feridas e bolhas que surgem na boca, e da faringite crônica; estimulante do apetite. ... Ver mais »

Chá de Cipó Mil-Homens

O Cipó Mil-Homens, também conhecido como cipó-buta, papo-de-peru, jarrinha, aristolóquia ou buta, é um chá que possui muitas propriedades diuréticas, sedativas, antissépticas e estomáquicas.
Possuindo indicações para auxiliar no combate a febre, má digestão, asma, depressão, desconfortos gástricos, flatulências, cólicas, gota e doenças associadas aos rins e fígado. ... Ver mais »

Chá de agrião

O agrião é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, além de um poderoso antioxidante. Os seus principais benefícios para a saúde são: ajudar a limpar as vias respiratórias, aumentando a imunidade, diurético, ajuda a prevenir a diabetes, ajuda a combater infeções e é um ótimo alimento para facilitar o processo digestivo. Tem ação diurético, anti-inflamatório, pode ser usado para tratar aftas, gengivites, acne e eczemas, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse. ... Ver mais »

Chá de Alfazema

A alfazema é uma planta medicinal muito versátil, capaz de ajudar a fortalecer os músculos, a tratar a insônia, a melhorar a saúde cardiovascular, má digestão, a combater processos inflamatórios, a desintoxicar o organismo, a tratar a acne, a aliviar dores de cabeça, a melhorar a saúde digestiva e respiratória, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas e anti-inflamatórias. ... Ver mais »

Chá de Ruibarbo

O Ruibarbo, é rico em antioxidantes, vitamina A, C, luteína, potássio, Selénio e colina, fito esteróis, as suas propriedades, podem ajudar a melhorar a saúde ocular, por ter substâncias protetoras da macula ocular, favorece o sistema auto imune, reduz ondas de calor(menopausa), ajudam a melhorar a memória, e a prevenir doenças neurodegenerativas, como alzheimer ou demência senil. Podemos ainda contar com seu poderoso efeito estimulante e digestivo, utilizado principalmente no tratamento da prisão de ventre, devido à sua composição rica em senosídeos, que proporcionam um efeito laxante. Seu teor calórico é muito baixo, e também auxilia na prevenção do câncer.


Cuidados:
O ruibarbo é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a esta planta, em crianças e mulheres grávidas, pois pode causar aborto, em mulheres durante o período menstrual, em bebês ou em pessoas com problemas renais. ... Ver mais »

Chá de casca de limão

A casca do limão contém altas concentrações de flavonoides, que tem fortes propriedades antioxidantes, o que melhora a imunidade e ajuda a eliminar os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células, prevenindo assim, gripes e resfriados. Além disso, o limão também contém, outros antioxidantes como polifenóis, limonoides e ácido cafeico, os quais possuem outros benefícios, que ajudam na prevenção de várias doenças, como: prisão de ventre, gases, retenção de líquidos, má digestão, desinflama o fígado, além de descongestionar, e favorecer a correta metabolização das enzimas e minerais, adstringente, favorece a alcalinização do sangue, reduz o risco de câncer. ... Ver mais »

Chá de manjerona

A manjerona é uma erva de sabor delicado e muito apreciada na culinária, porém, possui ação
antiespasmódica, expetorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas finalidades, como: Melhorar o funcionamento do intestino e evitar os sintomas de má digestão; diminuir os sintomas de estresse e ansiedade; auxiliar no tratamento de úlceras gástricas; promover a saúde do sistema nervoso;
ajudar no tratamento de doenças infeciosas; eliminar gases; diminuir a pressão arterial,
controlar o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. ... Ver mais »

Chá de quina

A árvore quina possui grandes concentrações de quinina, também contém outros compostos como quinidina, cinconina e dihidroquinamina. O chá de Quina é amplamente usado como diurético, no combate a dor e à inflamação. Sua casca é amarga e tônica, e usada em outros países contra febre intermitente, malária, paludismo, feridas e inflamações. Além de melhorar a digestão, desintoxicar o fígado, auxiliar no tratamento da malária, reduzir dores no corpo e desintoxicar o organismo. ... Ver mais »

Chá de Hortelã

A hortelã tem ação, analgésica, antiespasmódica e afrodisíaca, sendo um ótimo chá para tomar após as refeições, já que ajuda na digestão. Também tem ação antiparasitária podendo ajudar a aliviar os sintomas e combater a infeção por parasitas, como amebíase e giardíase, sendo ótimo para o tratamento de diversos problemas de saúde, como: Má digestão, náusea ou vômito; colesterol alto; dor de cabeça; cólica menstrual; congestão nasal ou pulmonar, principalmente em casos de gripe ou resfriado com tosse; dores abdominais, por ter ação antiespasmódica; Insônia; tricomoníase genital; diarreia com sangue. ... Ver mais »

Chá de Carqueja

A Carqueja é uma planta medicinal que serve para ajudar no tratamento de má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, anemia, gripe, febre, doenças do fígado, diabetes, vermes intestinais, aftas, amigdalites, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga, má circulação do sangue e feridas ... Ver mais »

Chá de Espinheira Santa

Tem atividade cicatrizante sobre a mucosa do estômago . tem propriedades anticancerígenas, melhora a digestão e a distensão abdominal, gases e dores, esofagite de refluxo e hérnia de hiato e
ajuda a equilibrar o estrogénio durante a menopausa. ... Ver mais »

Chá de Boldo

É bom saber que o Boldo tem 2 tipos. O boldo chileno (Peumus boldus Molina), e o boldo brasileiro (Plectranthus barbatus Andr).

Contendo substâncias ativas, como boldina ou o ácido rosmarínico, o chá Boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos sendo recomendado para combater má digestão e gases em excesso.

O boldo também auxilia no tratamento de cólicas gastrointestinais, azias, gastrites e colites (inflamações no cólon).

O Chá de Boldo é recomendado para vários sintomas e tratamentos, entre eles:
Má digestão
Problemas do fígado
Litíase biliar (pedra na vesícula)
Gota
Prisão de ventre
Cistite
Flatulência (gases)
Dor de cabeça
Ação estimulante da vesícula biliar
Diurética
Antiespasmódica (minimiza a cólica)
Anestésica, antisséptica, antibacteriana
Anti-inflamatória
Antioxidante
Depurativa
Desintoxicante
Estimulante
Sedativa
Tônica
Vermífuga ... Ver mais »