Chás com benefícios macrobianos

Chá de carrapicho

O carrapicho possui ação vermífuga, calmante, sedativa, hipotensora, hipotensiva, expectorante, estimulante, emoliente, diurética, depurativa, cicatrizante, catártica, carminativa, antisséptica, antimicrobiana, anti-inflamatória, antiespasmódica, antibiótica, antibacteriana e adstringente. Por isso é usado na medicina popular, para o tratamento de abscessos, cólicas, conjuntivite, vermes, indigestão, hipertensão, feridas, tem ação cicatrizante, hemorroida, disenteria, amigdalite, aftas, afecções cutâneas, dores de dente, dores de cabeça e diabetes, além combater às alergias, ajuda a limpar as vias aéreas tratando tosses insistentes após gripe. É um poderoso relaxante muscular, por isso, é muito usado para o tratamento de dores nas costas. Funciona melhor que analgésicos, pois não tem efeitos colaterais.
. ... Ver mais »

Chá de Tanchagem (plantago)

As folhas da tanchagem (Plantago), são ricas em cálcio e outros minerais e vitaminas, mas, especialmente, são ricas em vitamina K, tendo como principio ativo a aucubina, responsável por maior parte de seus efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e analgésico, possui também a alantoína específica que ajuda na regeneração da pele. Sendo seu uso muito promissor no tratamento de cortes e feridas sangrantes, e por suas propriedades adstringentes, emolientes e fluidificante de catarros tanto no trato respiratório quanto no sistema digestivo – assim, é uma planta muito útil em estados gripais, diarréias e outras dificuldades resultantes de resfriamento ou viroses. Pode ser usado também como auxiliar no tratamento de úlceras de estômago, gastrite e outros processos inflamatórios gastrointestinais ... Ver mais »

Chá de Saião

O Saião é popularmente utilizada no tratamento de alterações estomacais, pelo seu efeito calmante e cicatrizante da mucosa do estômago e intestino, combatendo a gastrite, indigestão, inflamação ou dor de estômago, tendo também efeito anti-inflamatório, antimicrobiano, anti-hipertensivo e cicatrizante. Tem efeito diurético, que ajuda a eliminar cálculos renais, diminuir o inchaço nas pernas e controlar a pressão arterial, alem de auxiliar no tratamento de outras doenças como, lesões de pele, úlceras, erisipela, queimaduras, dermatites, verrugas, infecções pulmonares, como bronquite, asma e calmante da tosse. ... Ver mais »

Chá de Manjerona

A manjerona é naturalmente antisséptica e tônica, possui propriedades com ação anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, cicatrizante, digestiva, antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada com diversas tratamentos, como:

Melhorara a digestão e o funcionamento do intestino;
Melhora os sintomas de estresse e ansiedade;
Ajudar no tratamento de úlceras gástricas;
Auxilia no tratamento de doenças infecciosas;
Ajuda a eliminar gases em excesso;
Ajuda a controlar a pressão arterial, o colesterol e melhorar a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. ... Ver mais »

Chá de folhas de pitangueira

As folhas da pitangueira é rica em nutrientes como fósforo, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C, riboflavina e niacina. A fruta também apresenta compostos antioxidantes como a rubi xantina, o licopeno, pitanguina, gama caroteno e a betacritoxantina. Também é rica em óleos essenciais como os politerpenos, os sesquiterpenos, a citronela, o acetato de geranilo e a cineol.
Na farmacopeia fitoterápica já existem alguns estudos que comprovam os bons efeitos do chá de folhas de pitanga pelos seus efeitos anti-hipertensivos, estimulantes, antimicrobianos e antioxidantes. Contribuindo no tratamento de algumas doenças, como: diabetes, é calmante, diurética e ajuda a melhorar a febre, as doenças de estômago, a hipertensão, a obesidade, o reumatismo, a bronquite e doenças do coração. ... Ver mais »

Chá de folha de manga

A folha de manga ricas em vitamina C, B e A e também são ricas em vários outros nutrientes. Possui poderosas propriedades antioxidantes, pois tem alto teor de flavonoides e fenóis. Contêm taninos, alcaloides, glicosídeos, esteroides, triterpenoides, saponinas, magniferina, componentes fenólicos e flavonoides. Além disso, a folha de manga possui propriedades antimicrobianas e pode ser usada em diversos tratamentos, como: Eliminar parasitas do corpo, diurético, expetorante, gripes e resfriados, cálculos biliares, ajuda na prevenção da diabetes. ... Ver mais »

Chá de Agrimônia

A Agrimónia é rica em propriedades terapêuticas tais como: adstringente, analgésica, antidiarreica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antivirótica, ansiolítica, calmante, cicatrizante, depurativa, diurética, relaxante, hipoglicémica, tônica e vermífuga e age como protetora hepática. sendo na medicina popular para tratamento de feridas na pele, abcessos, cálculo renal, catarro, cistite, cólicas, diarreia, angina, inflamação da garganta, laringite, amigdalite, bronquite, catarro, além de aliviar tosses, gripes e resfriados. ... Ver mais »

Chá de Equinacea

A Equinacea apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, laxativa, desintoxicante, imunoestimulante e antivirais que ajudam a deixar o sistema imunológico mais forte. Assim, ela ajuda a proteger o corpo de doenças, além de lutar contra infeções causadas por bactérias, fungos ou vírus. O chá de Equinacea é usado popularmente para o tratamento de gripes, resfriados e outras condições de saúde que envolvem o sistema respiratório. Além disso, a Equinacea é um ótimo remédio para acelerar processos de cicatrização, limpar a pele, prevenir o envelhecimento precoce, fornecer mais energia e desintoxicar o organismo. ... Ver mais »

Chá de Barbatimão

.
As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante. já era utilizado pelos índios, e tem diversas funções. Algumas delas são tratar úlceras, doenças e infeções da pele, pressão alta, diarreia, hemorragia e feridas com hemorragias, hérnia, malária, câncer, problemas no fígado ou nos rins, inchaço e hematomas na pele, queimaduras na pele, dores de garganta, diabetes, conjuntivite e gastrite. ... Ver mais »

Chá de Verbasco

O verbasco é uma planta medicinal que possui flavonoides e saponinas em sua composição, o que garante a sua propriedade anti-inflamatória, expetorante, antimicrobiana, diurética, emoliente, espasmolítica e sedativa. ... Ver mais »