Preparação

o pabellón criollo ou pabellón venezuelano é um dos pratos mais representativos da culinária venezuelana. cheia de cores e sabores variados, evoca possivelmente a união das etnias que compõem a nossa sociedade, carrega o aroma único e quente desta terra.

o pabellón é um prato que tem acompanhado ao longo da história, tem crescido com os venezuelanos, com pequenas variações nas diferentes regiões da Venezuela, mas mantendo sempre a essência única e pura do prato nacional por excelência, é representativo da dieta alimentar Principalmente crioulo urbano, é difícil definir a origem do prato, mas já no final do século XIX era reconhecido em Caracas.

É composto por arroz branco, carne desfiada, feijão preto e rodelas de banana frita, todos dispostos de forma ornamental, destacando a cor, o aroma e o sabor. neste prato é criado um equilíbrio entre todos os seus componentes, tanto na cor como no sabor, cada um é uma parte importante da cozinha venezuelana.

Desde a colonização, o arroz, assim como o feijão, fazem parte da alimentação diária do venezuelano. O feijão acompanhava pequenos-almoços, almoços e jantares, tal como a arepa acompanhava as nossas refeições de manhã, à tarde e à noite, hoje é apenas uma eventual parte dos pequenos-almoços e jantares, sem deixar de ter importância na nossa cultura culinária.

Também era servido diariamente arroz, preparado levemente temperado com pimentão doce, alho e cebola, solto e branco, bem branco, da mesma forma que é servido no pabellón. O feijão deve ser bem preto, há quem o impregne com especiarias como cravo, cominho e um molho de alho, cebola, pimentão, sal a gosto ... para o seu preparo deixam-se cozinhar em água a ferver, que podem ser acompanhados com porco defumado ou coxas de porco picadas, (isso só para dar sabor, pois não se apresentam no prato) até que fiquem macios e macios, depois são temperados e o caldo fica com uma consistência meio espessa. o feijão pode ser consumido com caldo para dar sabor ou, se preferir frito, pode ser escorrido e frito em manteiga ou óleo bem quente. Se preferir, também podem ser comidos com um toque adocicado, proporcionado por papel rasgado ou açúcar.

Por outro lado, a carne desfiada, (carne de boi), é fervida com cebola e sal até atingir um ponto de amolecimento onde pode ser facilmente assada. então é perverso à mão, em pedaços finos. depois em óleo bem quente, de preferência corado com "onoto", no qual se refogam alho esmagado, cebola, pimentão picado, refogue a carne e acrescente o tomate picado sem pele nem sementes, sal e pimenta a gosto, é importante cozinhar em fogo brando até ficar bem suculento. a carne fica avermelhada e aromática.

finalmente a banana é picada e frita. os componentes são distribuídos no prato de forma decorativa e as fatias são colocadas em volta dele. A exibição de cores será, sem dúvida, marcante, o branco do arroz, o preto do feijão, a carne avermelhada e as bananas amarelas douradas, servindo ora como grade, ora parte integrante do prato, o conjunto será tão impressionante como um pôr-do-sol nas dunas coro em falcón, como um nascer do sol nas majestosas montanhas dos Andes ou como uma simples vista dos imponentes tepuis de nossa fantástica amazônia ... o sabor será incomparável, o calor de nossa terra se faz sentir a nossa cozinha, e ao provar o nosso prato nacional poderá sentir a Venezuela através do seu paladar ...

Ingredientes

  • arroz branco,
  • rolo de carne,
  • feijões pretos
  • fatias de banana frita