Preparação

Para fazer o creme, bata o leite com 2 colheres de sopa de farinha de milho, ovo, baunilha e açúcar em uma panela até incorporar bem. Adicione a canela e leve ao lume, mexendo sempre com uma colher de pau. Reduza o fogo para baixo-médio e cozinhe, mexendo, por 6 minutos ou até que a mistura esteja espessa o suficiente para cobrir as costas da colher. Coe para uma tigela, cubra a superfície com filme plástico e deixe esfriar. Leve à geladeira até que seja necessário. O creme pode ser guardado em recipiente hermético na geladeira por até 3 dias.
Enquanto isso, corte a ponta dura das bananas e descarte, depois corte em fatias de 2 cm. Coloque em uma panela, cubra com água e leve para ferver. Cozinhe por 6 minutos ou até que seja facilmente perfurado com um garfo e passe de um amarelo claro a um amarelo profundo. Escorra, coloque em uma tigela e amasse. Adicione as 2 colheres de chá de farinha de milho restantes e misture bem.
Quando esfriar o suficiente para manusear, divida a mistura de banana em 16 bolas (cerca de 2 colheres de sopa cada). Coloque uma folha de papel manteiga de 20 cm em uma superfície de trabalho e coloque 1 bola no centro, depois cubra com outra folha de papel manteiga. Usando um prato, pressione a mistura para formar um círculo de 11 cm. Remova a folha de papel de cima e coloque 2 colheres de chá de creme no centro da rodada. Com cuidado, dobre o papel ao meio levantando ambos os lados para que se encontrem no meio. Trabalhando de fora do papel, pressione suavemente as bordas da mistura para selar e envolver o recheio. Se a mistura rachar, passe suavemente os dedos sobre o papel para selar as rachaduras. Desdobre o papel e transfira a empanada para uma bandeja. Repita com o restante da mistura de banana e creme. Cozinhe imediatamente ou cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por até 1 hora e meia.
Encha uma fritadeira ou panela grande com um terço de óleo e aqueça em fogo médio a 170 ° C (ou até que um cubo de pão derretido no óleo fique dourado em 15 segundos). Trabalhando em lotes, coloque delicadamente as empanadas no óleo e frite, virando na metade, por 4 minutos ou até dourar. Retire com uma escumadeira e escorra em papel toalha. Polvilhe as empanadas com açúcar de confeiteiro para servir.

Ingredientes

  • 250 ml (1 xícara) de leite
  • 2½ colheres de sopa de farinha de milho
  • 1 ovo
  • ½ colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado
  • 1 pena de canela
  • 1,2 kg (cerca de 5) bananas verdes, descascadas
  • óleo vegetal, para fritar
  • açúcar de confeiteiro, para polvilhar