Preparação

Lave a jaca em água corrente. Se você for usar uma jaca pequena que cabe inteira na panela de pressão, não precisa cortar em pedaços. Caso contrário, unte com óleo todos os utensílios que terá contato com a jaca, antes de cortá-la para evitar que a cola grude, isso facilita a limpeza dos utensílios usado.
Coloque luvas ou sacos plásticos descartáveis nas mãos e corte a jaca em pedaços menores, mantenha a casca.
Unte também todo o interior da panela de pressão inclusive a tampa.
Coloque a jaca e acrescente água o suficiente para cobrir os pedaços. Se não couber tudo, cozinhe em duas ou mais etapas. Não ultrapasse o limite de água que a panela tiver.
Tampe a panela e leve ao fogo alto até começar a chiar. Reduza o fogo pela metade e cozinhe por cerca de 15 minutos, o tempo pode variar de acordo com o tamanho dos pedaços. Se você estiver usando a jaca inteira, cozinhe por cerca de 30 minutos na pressão.
Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
Abra a panela e espete a jaca com um garfo. Se estiver macia, escorra a água e espere amornar. Caso esteja dura, cozinhe mais um pouco. Se você cozinhou a jaca inteira, corte ao meio para verificar se está macia.
Corte a casca e descarte. Se a jaca estiver bem cozida, essa etapa vai ser fácil.
Corte o palmito(miolo), retire os caroços e desfie a carne. (Todas as partes da jaca podem ser utilizadas em preparações diferentes).
Utilize imediatamente!
Conserve na geladeira por até 3 dias ou congele em saquinhos bem fechados por até 2 meses.

Ingredientes

  • Jaca verde
  • Água e óleo o quanto baste
  • 2 kg rende 1kg de carne de jaca