Preparação

(10 gemas e 4 ovos inteiros podem ser uma boa proporção).
Em uma panela, coloque o açúcar e água suficiente para molhar o açúcar e leve ao fogo, mexendo constantemente com uma espátula ou colher de pau, até que o açúcar fique completamente dissolvido e comece a dourar, o que se nota porque a calda começa a adquirir uma cor amarelada.
reserve e deixe esfriar até a temperatura ambiente.
em uma tigela, bata os ovos. tem quem recomende bater no liquidificador, mas é melhor fazer a mistura com as mãos. Despeje a calda fria sobre os ovos batidos, bem devagarinho, em forma de filete bem fino e mexa sempre com a colher de pau, até obter uma mistura bem homogênea. A esta altura, algumas pessoas recomendam coar a mistura, mesmo duas vezes, para evitar a formação de grumos.
preparar o molde untando-o com caramelo líquido, que pode ser comprado pronto (em saquinho),
ou faça com meio copo de água e duas colheres de açúcar, leve ao fogo e mexa até que o açúcar caramelize, adquirindo a cor característica de caramelo ou topázio. Você pode usar uma assadeira de alumínio com paredes altas ou distribuir a massa em bandejas individuais de alumínio.
Prepare um banho-maria, usando uma panela grande ou a assadeira funda, com um quantidade de água que não ultrapasse a metade da altura das paredes do molde, para evitar que a água, ao ferver, entre no molde, pois estragaria a massa. Pode-se recorrer à cobertura do molde com papel alumínio, no qual os furos são feitos com a ponta de uma faca.
coloque a forma com a massa, em banho-maria, por 45 minutos. Para verificar se está pronto, pique-o com uma faca e, se sair limpo, pode ser guardado. Deixe esfriar até a temperatura ambiente e, quando esfriar, vire cuidadosamente o molde em uma travessa.
servido frio.

Ingredientes

  • 14 ovos.
  • 1/2 quilo de açúcar.
  • 2 copos de água.